Competências Específicas

O profissional Técnico de Nível Médio com Habilitação em Eletrônica realiza tarefas que utilizam princípios e teorias para executar projetos, pesquisas, resolver problemas em instalações elétricas e manutenções sob supervisão de engenheiros eletrônicos em diversas áreas da indústria.

Para isso o aluno egresso do curso Técnico de Nível Médio com Habilitação em Eletrônica, será um profissional capaz de:

• planejar e executar projetos de equipamentos, de sistemas eletroeletrônicos e de automação
  • realizar montagem, instalação e manutenção de máquinas, equipamentos e dispositivos eletrônicos, de acordo com projetos e documentos técnicos específicos, normas técnicas e legislação brasileira em vigor, em condições de qualidade, segurança e preservação ambiental.

Carga Horária

1.692 h

Aplicar em circuitos os componentes elétricos;
Aplicar conceitos básicos sobre eletromagnetismo;
Analisar o comportamento dos circuitos elétricos em corrente contínua e alternada;
Aplicar softwares de simulação em circuitos elétricos;
Compreender os fundamentos dos circuitos trifásicos;
Calcular o banco de energia reativa a partir das normas vigentes de fator de potência;
Exposição dialogada;
Listas de exercícios;
Seminários;
Aulas práticas em laboratório;
Utilização de quadro branco, retroprojetor, TV/vídeo; multimídia, equipamentos de laboratório e softwares de simulação.
Conhecer os componentes eletrônicos básicos passivos e ativos.
Compreender funcionamento dos componentes eletrônicos e atuação nos circuitos eletrônicos básicos;
Analisar diferentes circuitos eletrônicos.
Distinguir a utilização de CC e CA nas aplicações eletrônicas.
Utilizar instrumentos de medição para a análise de circuitos eletrônicos.
Abordagem de aspectos administrativos importantes observados no ambiente das organizações industriais, voltados principalmente para o comportamento nas organizações,noções de organização e segurança industrial.
Desenvolver habilidades voltadas para o trabalho em equipe e desempenho individual.
Produção de relatórios técnicos.
Identificar a simbologia de instrumentos industriais;
Aplicar a instrumentação no universo dos sistemas controle industriais;
Conhecer a evolução histórica de Automação e Controle;
Identificar os tipos de processo indústrias;
Caracterizar os processos industriais;
Identificar r os parâmetros fixos dos processos;
Analisar os princípios básicos de controle automático;
Identificar os sistemas de controle;
Identificar e classificar malhas de controle.
Identificar os componentes básicos de um computador: entrada, processamento, saída e armazenamento;
Relacionar os benefícios do armazenamento secundário;
Identificar os tipos de software que estão disponíveis tanto para grandes quanto para pequenos negócios;
Relacionar e descrever soluções de software para indústria;
Operar softwares utilitários;
Operar softwares aplicativos, despertando para o uso da informática nos sistemas industriais.
Realizar manutenção em computadores em geral.

Requisitos para Ingresso

O Curso Técnico de Nível Médio com Habilitação em Eletrônica é um curso de nível técnico destinado a alunos que estejam cursando ou tenham concluído o ensino médio ou equivalente.